Mística e Simbologia

Simbologia da Selva

Tudo na 1.ª secção gira em torno dos lobos: nomes, espaços, rituais… 

O símbolo máximo da Alcateia é a Cabeça de Lobo. 

Os lobitos levam-na na insígnia da Promessa, bem junto do coração, mas também no Mastro de Honra que acompanha a Alcateia para todo o lado.  

Também as Bandeirolas ostentam a Cabeça de Lobo, fornecendo aos Bandos a sua identidade.  

O lenço de cor amarela é também um símbolo da Alcateia: representa a alegria e também o sol no céu que alumia e aquece, mas também o sol que é Jesus, que ilumina o caminho de cada e ajuda a crescer. 

Outros termos: Covil, Rocha da Paz, Rocha do Conselho, Grande Uivo, Danças da Selva, Caçada, Flor Vermelha…. 

O Imaginário

O imaginário da Alcateia gira à volta de Maúgli, o menino-lobo e suas aventuras na Selva, junto dos outros animais. Nesta obra em dois volumes, R. Kipling faz uma descrição rigorosa da sociedade, usando os animais e mais diversas situações: de proteção, de afetos, de lealdade, de aprendizagem, de perigo, de traição, de entreajuda, entre outras.  

As diversas figuras que surgem no Livro da Selva simbolizam as mais diversas caraterísticas humanas, tanto qualidades como defeitos. Para uma criança, entender o funcionamento da sociedade e das pessoas, torna-se mais fácil através da linguagem figurada de uma história. Mais tarde, saberá transpor para a vida real, o que aprendeu com a história. 

O tema da selva não é importante por si próprio: o que conta é o significado que lhe dão os Lobitos. Pois, enquanto vivem o imaginário, usando a fantasia caraterística da idade, os Lobitos vão-se apropriando de regras e princípios de vida. De facto, é pelas atitudes reveladas pelo Menino-lobo que os Lobitos começam a tomar resoluções, a desenvolver valores, a ultrapassar etapas e a aprender a ajudar os outros.

O Louvor ao Criador

Aos olhos de um Lobito, a realidade existencial de Deus é algo difícil de compreender. Mais próxima e mais concreta, é a imagem de Jesus, dado o conhecimento que o Novo Testamento oferece da sua dimensão humana. 

De Deus, para uma criança, importa realçar a sua ação como Criador do mundo em que vivemos e que belo esse mundo é! 

Assim, a ligação de um Lobito ao mundo espiritual faz-se essencialmente de duas formas: 

  •  A descoberta de Deus na vida concreta do dia-a-dia, ou seja, nos seres, nos objetos, nos acontecimentos, na Natureza, na beleza do que o Homem constrói e no próprio Homem.
  • Através do conhecimento de Jesus, nomeadamente da Sua infância e da Sua relação de amor com os mais pequeninos. 

Quando o lobito descobre as maravilhas da Natureza e vive alegre, contente, obediente, amigo de todos e disposto a imitar em tudo o Menino Jesus, percebendo que Este o ama, aprende a louvar o Criador. 

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O Sistema de Progresso

Este percurso de desenvolvimento é direcionado de forma individual tornando-se uma oportunidade de aprofundamento de: habilidades próprias, valorização pessoal e a descoberta vocacional. O Lobito estará desta forma a fazer desabrochar todo o potencial que tem em si, para fazer cada vez mais e ser cada vez melhor. 

O sistema de progresso visa o desenvolvimento integral e harmonioso do Lobito, considerando todas as dimensões da sua identidade individual e pessoal: Físico, Afetivo, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social. 

O escutismo é um jogo, portanto, o sistema de progressão pessoal funciona também como um jogo, existindo um caminho a ser feito, através de escolhas e opções pessoais. 

O progresso está orientado por objetivos educativos, apresentando os seguintes componentes: 

  • Diagnóstico inicial - apresentação e conhecimento das CCA (Conhecimentos, Competência e Atitudes) dos aspirantes, os Patas-Tenra; 
  • Adesão - consciência pessoal da criança no que diz respeito ao seu progresso e à sua preparação para a Promessa; 
  • Promessa de Lobito - comprometimento pessoal e espontâneo, assumindo perante a Alcateia e a família; 
  • Escolha dos Trilhos - cabe ao Lobito tomar decisões no seu progresso visando a concretização de objetivos por ele escolhidos. Em cada Área encontrará Trilhos, em cada Trilho encontrará Objetivos, os Objetivos serão concretizados em Oportunidades Educativas. A validação dos objetivos escolhidos deve acontecer no Bando e depois no Conselho de Guias; 
  • Oportunidades Educativas - são as atividades escolhidas pelos Lobitos, com o apoio dos adultos, que lhes permitem concretizar os objetivos dos Trilhos; 
  • Relação Educativa - entre o Lobito e o Dirigente deve existir uma relação de proximidade e afeto que permita a negociação/construção do progresso a desenvolver, dando sempre que possível autonomia nas escolhas à criança; 
  • Diagnóstico, Avaliação e Reconhecimento - deve ser feito envolvendo os diversos intervenientes (o Lobito, a Bando, a Alcateia, a Equipa de Animação, a família, etc.)

As etapas de Progresso

Pata-Tenra, Lobo Valente, Lobo Cortês e Lobo Amigo, são as etapas que compõem o progresso da 1.ª Secção.

Durante a fase de adesão, o Pata-Tenra deve conhecer e preparar aquele que será o seu progresso a partir da sua Promessa. Nesta fase, há que atender aos resultados do diagnóstico inicial e em diálogo com a sua Equipa de Animação o Lobito deverá escolher aquele que será o seu primeiro percurso de progresso. Nesta fase é crucial o apoio da Alcateia para que possa crescer e assim tornar-se um bom Lobito.

Segue-se a etapa do Lobo Valente, caracterizada pelo facto de os Lobitos não manifestarem medo do desconhecido, enfrentando-o de cabeça erguida, à semelhança de Máugli que enfrentou a Selva com toda a sua coragem. Apesar de, nesta etapa, o Lobito já saber andar, este ainda tem um longo caminho para percorrer, caminho esse que nem sempre será fácil, precisando o Lobito de toda a sua valentia. Com a ajuda da Alcateia, vai aprender a controlar o medo e a trabalhar o autodomínio. 

Na Etapa do Lobo Cortês, o Lobito já apresenta mais maturidade sendo responsabilizado de uma forma mais ativa, devendo ser um exemplo para os restantes elementos da Alcateia. O Lobito deve revelar-se amável e respeitador para com todos, mas especialmente para com os Patas-Tenras. Aprende a cumprir a Lei de uma forma mais instintiva, refletindo sobre os seus atos e respetivas consequências. O Lobito que se encontra nesta Etapa conhece os caminhos certos e errados, seguindo o exemplo de Máugli que foi chamado a refletir e a dominar-se, respeitando, sempre o próximo e mostrando-se amável. Nesta Etapa, o Lobito deve mostrar-se alegre, respeitador, simpático e ajudar a zelar por todos e pelo bem da Alcateia. 

Segue-se a última Etapa da Caçada, a do Lobo Amigo. Nesta Etapa o Lobito é chamado a ajudar na instrução dos Lobitos mais novos, sendo, mais do que nunca, um modelo para os restantes e um exemplo de amizade. Capacidade de perdoar e de auxiliar os que mais necessitam são competências basilares nesta Etapa. O Lobito segue o exemplo de Máugli, dando vida a valores como a amizade, amor e gratidão. Mais crescido, o Lobito está cheio de vida e no auge das suas capacidades, sendo capaz de uivar como a sua Áquelá. O Lobo Amigo domina a sua vontade e os seus sentimentos, cumpre a Lei da Alcateia e a sua Promessa.

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