A História
1965 – 1970
Desde os inícios de 1965 que a jovem Maria Alexandrina Cardoso Leal, a Aquelá Gazela Verde, dá os primeiros passos na prática do escutismo em Anadia, liderando cerca de 11 “lobitos” e escrevendo insistentemente à Junta Regional de Aveiro com vista à criação de uma Alcateia de escuteiros na Paróquia de Arcos, de Anadia. Em junho, anunciam-se as promessas dos “Lobitos de Arcos”, solicitando-se a atribuição do número do agrupamento e o respetivo “galhardete” para a Alcateia.
A 13 de Julho, o Secretaria Nacional informa a Junta Regional de Aveiro que a filiação da Alcateia de Arcos de Anadia está dependente de indicação da “… composição do respetivo Agrupamento (Chefe, Assistente e Secretário)”. Empenhada na oficialização da Alcateia, a 29 de dezembro, Alexandrina Leal comunica à Junta Regional de Aveiro que o futuro Agrupamento é composto pelo Dr. Augusto Cancela de Amorim, que se torna assim o primeiro Chefe de Agrupamento 221 Anadia, pelo Sr. António Ferreira Rodrigues Lapa, como Secretário, pelo Assistente Reverendíssimo Padre António Augusto Diogo e por ela própria, como Chefe de Alcateia.
A 16 de abril de 1966, a Junta Central do CNE aprova a filiação da Alcateia n.º 6 São Rafael e é oficialmente criado o Agrupamento 221 São Sebastião – Anadia, do Corpo Nacional de Escutas, através da OSN n.º 253
Em fevereiro de 1969, o jovem Acácio Marcelo Alves Duarte (Urso Preto) comunica à Junta Regional de Aveiro a existência na freguesia de Arcos de “… um pequeno grupo de rapazes, dos quais sou o irmão mais velho, que pretendem fundar o escutismo”. Disponibiliza-se para frequentar cursos de formação ao fim-de-semana, propondo-se acompanhado pelo colega Jorge Manuel Henriques Pereira. É Chefe de Agrupamento Daniel Benvindo Lebre e Assistente o Reverendíssimo Padre Alexandre Vilarinho das Neves. O Agrupamento conta com um efetivo de 15 elementos.
1971 – 1980
Em junho de 1972, o Sr. Nuno Moura solicita à Junta Regional de Aveiro a inscrição de 4 rapazes do Agrupamento 221 de Anadia no X Acampamento Regional de Aveiro, apesar de “… não temos o Agrupamento ainda devidamente estruturado, sobretudo a partir dos exploradores… desejamos agora enviar estes rapazes… que nos ajudariam depois a formar aqui algumas patrulhas”.
Em 1 de agosto de 1973, através da OSN n.º 328, filia-se o Grupo Explorador n.º 10 São Domingos Sávio, com o Agostinho Félix Santiago como Instrutor do Grupo e Carlos Alberto Mira como Chefe de Grupo júnior.
Já mais estruturado, torna-se regular a participação do Agrupamento nos encontros regionais, nos conselhos regionais e nos conselhos nacionais de representantes. Não obstante, o Agrupamento ainda não tem a sua sede própria. O Colégio das Freiras, a Capela de São Sebastião e a Capela da Senhora das Febres são alguns dos locais onde se realizam as reuniões de sábado. O Chefe Acácio Marcelo e a Aquelá Judite Grilo são os Animadores do Grupo Explorador e da Alcateia, com Carlos Alberto Mira como Chefe de Agrupamento e o Reverendíssimo Padre Alexandre Vilarinho das Neves como Assistente.
Em 1976 iniciam-se os trabalhos do futuro Clã e, em 1978, os do futuro Grupo Sénior. No final da década, o Agrupamento apresenta um efetivo de 108 elementos.
Por curiosidade, num Conselho de Pais realizado em outubro de 1978 é abordada a questão de uma sede própria para o Agrupamento. O “velho” sonho da garagem do Dr. Fernando Costa e Almeida, a garagem da Cerâmica de Anadia, em frente ao Campo Dr. Pequito Rebelo, ou os pavilhões a desativar que funcionam como oficinas da Escola Técnica são hipóteses avançadas. O Sr. Vasco Lapa sugere que a título provisório se utilize o Palacete das Seabra de Castro, onde o Agrupamento se fixará efetivamente durante alguns anos.
1981 – 1990
É a época dos Acampamentos de Agrupamento no Pinhal da Mina e em Boialvo. Como curiosidade, em maio de 1984 realizam a sua promessa de dirigente a Graça Lapa Santiago, o José Júlio Duarte e o Mário Alves Santiago.
Em maio de 1984, através da OSN n.º 406, filiam-se o Grupo Sénior n.º 4 Santa Joana d’Arc, com o Jorge Orlindo Ribeiro como Chefe de Grupo Sénior e o Clã n.º 7 Fausto Sampaio, com o Armando Moura como Chefe de Clã.
Entre os dias 3 e 9 de setembro de 1984 realiza-se o Acampamento de Agrupamento na aldeia de Boialvo. Neste acampamento participam 94 dos, à data, 123 escuteiros do Agrupamento.
Em finais de 1984 começa a germinar o projeto da Sede do 221 Anadia. Através de uma Comissão de Pais criada para o efeito, encabeçada por Alexandre Pereira e com o apoio essencial do Sr. Marílio da Fonseca Rodrigues, o à data Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, é erigido um edifício sobre os escombros das antigas cavalariças situadas nos jardins do Palacete Seabra de Castro, que será a primeira sede própria do Agrupamento 221 de Anadia. O Agrupamento passará a utilizar este edifício, assim como os espaços circundantes, para o desenvolvimento das atividades de todas as secções.
Em 20 de Abril de 1986, o Agrupamento 221 Anadia organiza o Dia de São Jorge na Região de Aveiro e inaugura a sua nova sede. Para a história ficam a Exposição de Pintura de Fausto Sampaio, a cerimónia protocolar de inauguração e a bênção da nova sede pelo Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade e os memoráveis I.º Jogos Sem Videiras, ponto alto do Dia de São Jorge. É Chefe de Agrupamento o Acácio Marcelo Alves Duarte e Assistente de Agrupamento o Reverendíssimo Padre Alexandre Vilarinho das Neves.
Nos anos que se seguem, o Agrupamento 221 vai progressivamente aumentando o seu efetivo, alcançando um máximo de 164 elementos em 1986, o maior até agora registado e demonstrativo da implantação que o projeto escutista tem em Anadia, fruto do trabalho estruturado que o Agrupamento realizou até então. Se em 1983 se havia já filiado o 2º Grupo Explorador do Agrupamento – n.º 18, em 1987 a nova Alcateia n.º 20 – Santa Isabel junta-se à Alcateia n.º 6 São Rafael. São Chefes de Alcateia, respetivamente a Maria João Marques e a Graça Santiago É Chefe Instrutora, a Angelina Pina (a Chefita).
1991 – 2000
O Agrupamento consolida o seu efetivo e inicia uma época intensa de atividade, em que é aprofundada a aplicação das metodologias pedagógicas das secções e realizadas atividades em várias serras e parques naturais de Portugal. Ficam para a história os célebres acampamentos no Caramulo, no Gerês ou na Serra da Estrela.
É também a época em que se normalizam os acampamentos de Agrupamento. O ACAGRUPANA e o GAVEA realizam-se habitualmente em locais próximos de Anadia, em S. Lourencinho do Bairro ou na Palhaça, com outros a estenderem-se à Serra do Caramulo e a Góis.
O Agrupamento participa no 1º BAIRRADACAMPA, o acampamento de agrupamentos da Área da Bairrada. É Chefe de Agrupamento José Júlio Duarte e Assistente de Agrupamento o Reverendíssimo Padre Alexandre Vilarinho das Neves. Enquanto coadjutor do Padre Vilarinho, o jovem Padre António Torrão, atual Pároco de Arcos e Assistente de Agrupamento, iniciava a sua colaboração nos trabalhos do Agrupamento.
2001 – 2010
O Agrupamento mantém a estabilidade do seu efetivo e inicia uma participação mais regular nas atividades e nos acampamentos Regionais e Nacionais, com destaque para os ACAREG de 2004 e 2009 e o ACANAC de 2007.
É também nesta década que o Agrupamento inicia a participação na Feira da Vinha e do Vinho, promovida pela Câmara Municipal de Anadia. Na 1ª participação, em 2004, o Agrupamento 221 apresenta-se no evento com uma exposição da atividade escutista. Nas edições posteriores, o agrupamento passa a explorar barraquinhas de bebidas e petiscos. Esta parceria com a Junta de Freguesia de Arcos e com Câmara Municipal de Anadia mantém-se até hoje, associando-se-lhe, já na década seguinte, as participações na Sardinhada de Santo António, na Feira Medieval de Anadia e noutros eventos promovidos pela autarquia.
As condições da sede do Agrupamento nos Jardins do Palacete Seabra de Castro começam a ser condicionadoras de um trabalho de qualidade com os escuteiros do Agrupamento e voltam a ser dados passos para o estabelecimento de uma nova sede, mais moderna e funcional, que permita assegurar a estabilidade no efetivo e na gestão técnica e pedagógica do Agrupamento. É Chefe de Agrupamento o Mário Alves Santiago e Assistente de Agrupamento o Reverendíssimo Padre António Manuel Torrão da Cruz.
2011 – 2020
A década inicia-se com a mudança do Agrupamento para a nova sede, na antiga Escola Básica de Alféloas, cedida pela Câmara Municipal de Anadia e pela Junta de Freguesia de Arcos pelo período inicial de 5 anos, mais tarde renovado por um novo período de 25 anos. É construído um novo bloco de salas pedagógicas e reabilitados os 2 edifícios originais da escola. A sede passa assim a responder de forma mais adequada às necessidades do Agrupamento, com múltiplas salas e um generoso espaço exterior. O Agrupamento aproveita para cuidar do espaço, integrar-se na nova comunidade local e lançar condições para um trabalho futuro mais sustentado.
Em abril de 2016, o Agrupamento 221 S. Sebastião de Anadia comemora os 50 anos de existência, data que aproveita para inaugurar a sua nova sede, evocar os 50 anos do Agrupamento e alguns dos dirigentes que fazem parte da sua história e para realizar o Dia de São Jorge na Região de Aveiro, ficando para a história uma inesquecível atividade, com a realização da 2ª edição dos Jogos Sem Videiras (a 1ª tinha sido no São Jorge de 1986). É Chefe de Agrupamento o Luís Filipe Rocha e Assistente de Agrupamento o Reverendíssimo Padre António Manuel Torrão da Cruz.
Até ao final da década, o Agrupamento mantém a estabilidade do seu efetivo e consegue o pleno da participação, sempre com altos contingentes, nos ACANAC de 2012 e 2017 e nos ACAREG de 2014 e 2019, este último realizado no Porto da Vide, freguesia de Avelãs de Cima e concelho de Anadia, onde o Agrupamento, além de participante, tem forte envolvimento na organização da atividade.
O Patrono
São Sebastião, Santo Padroeiro de Anadia, é também o Patrono do Agrupamento 221, do Corpo Nacional de Escutas.
São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar sua fé em Cristo. Nasceu em Narbona, em França, no ano de 256 DC. A sua família mudou-se para Milão e aí alistou-se no exército de Roma, ascendendo ao posto de comandante da Guarda Pretoriana do Imperador Diocleciano.
Converteu-se ao cristianismo e valendo-se do seu estatuto, visitava os cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde sucumbiam às mãos dos gladiadores. Transmitia-lhes ânimo e consolo, fazendo-os acreditar que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.
Como defensor dos cristãos, Sebastião foi denunciado ao imperador, que tentou que renunciasse ao cristianismo. Mas perante o imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte.
Foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas atiradas pelos seus antigos companheiros, que o deixaram quase morto. Restabelecido, insistiu junto do imperador para que terminassem as perseguições aos cristãos. Ignorando os pedidos, o imperador Diocleciano ordenou a sua flagelação até a morte. Morreu no ano 287 DC.
A Organização
Direção de Agrupamento | |
---|---|
Cargo | Nome |
Chefe de Agrupamento | Álvaro Castanheira |
Chefe Adjunto Agrupamento | Mário Neves |
Secretário de Agrupamento | Luís Rocha |
Tesoureiro de Agrupamento | Teresa Lopo |
Assistente de Agrupamento | Padre António Torrão |
Chefe de Alcateia | Teresa Lopo |
Chefe Expedição | Pedro Rolo |
Chefe Comunidade | Mário Neves |
Chefe de Clã | Ana Catarina Simões |
Equipa de Animação da Alcateia | |
---|---|
Cargo | Nome |
Chefe de Alcateia | Teresa Lopo |
Chefe Adjunto de Alcateia | Álvaro Castanheira |
Instrutor | Angelina Pina |
Instrutor | Maria Antónia Pereira |
Candidato a Dirigente | Sara Mateus |
Equipa de Animação da Expedição | |
---|---|
Cargo | Nome |
Chefe de Expedição | Pedro Rolo |
Chefe Adjunto de Expedição | Sara Lourenço |
Candidato a Dirigente | Cátia Barbosa |
Candidato a Dirigente | Alexandra Pereira |
Equipa de Animação da Comunidade | |
---|---|
Cargo | Nome |
Chefe de Comunidade | Mário Neves |
Chefe Adjunto de Comunidade | Paula Santos |
Instrutor | António Castanheira |
Candidato a Dirigente | Joaquim Ribeiro |
Candidato a Dirigente | Marta Alves |
Equipa de Animação do Clã | |
---|---|
Cargo | Nome |
Chefe de Clã | Ana Catarina Simões |
Chefe de Clã Adjunto | Luís Rocha |
Auxiliares de Agrupamento | |
---|---|
Cargo | Nome |
Auxiliares | Adriano Teles |
Delegações | Responsabilidades | Secções de Trabalho | Representações | |
---|---|
Cargo | Nome |
Delegado Local Proteção Civil | Mário Santiago |
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens | Alexandra Pereira |
Conselho Pastoral | Graça Santiago |
Comissão Municipal da Juventude | Luís Rocha |
CEDI Comissão Intermunicipal Região Aveiro | Mário Santiago |
Gestão de Instalações | Adriano Teles |
Gestão informática | António Castanheira |
Delegado Regional Proteção Civil | Pedro Rolo |
Os Contactos
Agrupamento 221 São Sebastião Anadia